sobota 10. února 2007

um dia aqui...

assim de repente e sem esperar fico com tempo para respirar a cidade. aceito o convite e lá vou eu.

depois do almoço uma tarte checa maravilhosa acompanhada de um expresso rasca (sabem lá o que é um expresso!).


depois é tempo de comprar mais uns postais e de enviar outros tantos!ao passar pelo museu etnográfico descubro uma exposição de fotografia sobre a Índia. entro e por momentos viajo até outro continente. a multiplicidade de cores e a simplicidade de algumas imagens captadas pela hábil lente de um fotógrafo checo têm o condão de nos levar. saio sorridente...

perco-me nas ruas e encontro sempre algo inesperado, como um moinho de vento em que ninguém reparava. agora várias pessoas passam e indiscretamente procuram o lugar para onde aponta a minha máquina fotográfica.


encontro o portal da cidade e mesmo por baixo...

...acabo por encontrar de novo o crocodilo e a roda. os símbolos lendários desta terra. com uma história de cavaleiros e injustiças resolvidas com a força de vontade e do bem!


uma vez mais, estremeço ao cruzar a "casa assombrada". não sei o que foi em tempos, não sei sequer o que é hoje. parece-me assombrada...a atmosfera é sempre sombria. poderá não ser habitada por criaturas estranhas, mas não me admiraria...neste lugar não!
começa a anoitecer e são apenas quatro e pouco. mesmo assim o tempo ameaça chuva em vez da prometida neve pela meteorologia e talvez seja melhor regressar...


mas antes da chuva ainda há tempo para na mudança de transporte na Mendelovo namésti para espreitar a igreja de Nossa Senhora da Assunção. falta sempre qualquer coisa a um dia se não descobrirmos uma igreja que ainda não tínhamos visto!

agora sim de volta a Vinarská para o merecido descanso. o que eu não sei é que o panfleto cultural que trouxe da livraria me reserva... um concerto de violino e piano na academia superior de música. despacho o jantar à hora do lanche e corro para apanhar o 1 em Vistavysté e depois mais uma corridinha para o 5 até à Ceská. não se vê ninguém. taçvez me tenha enganado no local. talvez não haja concerto. espera...alguém abre a porta e lá vai mais uma corridinha para entrar. que dia!

čtvrtek 8. února 2007

a viagem do catavento

porque o catavento procura um rumo
um qualquer
para prosseguir viagem e,
mesmo quando não voa é sempre eterno viajante

kenny...you will be killed again!

bem para começar nunca se sabe onde esperar o raio do eléctrico. a paragem pode estar mesmo por cima das nossas cabeças... e depois podemos ser sempre atropelados enquanto passeamos livremente pela praça da liberdade...nunca se sabe!o kenny que se cuide!

Spilberk

este é o castelo de Spilberk. o castelo por onde passaram as batalhas e as histórias mais inimagináveis de guerras e torturas. hoje é apenas um pacífico monumento que figura em metade dos postais com vistas da cidade. desde da época a.c. até às batalhas do século XX, passando pelo período medieval, as invasões francesas e as guerras mundiais e outras guerras para nós desconhecidas. basta chegar perto para começarmos a ouvir as histórias dos soldados a discutirem estratégias de ataque, as vozes dos prisioneiros nas masmorras a planearem a fuga e os gritos de outros tantos a serem torturados...
estes sinos no interior do castelo parece que tocam de vez em quando belas melodias. curioso que debaixo deles está uma nota explicativa que nos diz que o maiorzitopesa apenas 220 quilos. deve ser uma moderna forma de tortura psicológica!

encontro


esta esquina fica na Ceska. um dos nós de ligação de transportes mais importantes da cidade e pertinho de tudo o que interessa assim de repente. este relógio é mitico apenas porque é ponto de encontro e não percebo bem porquê marcam-se encontros no "relógio". desta vez não fui convidada =( !