sobota 10. února 2007

um dia aqui...

assim de repente e sem esperar fico com tempo para respirar a cidade. aceito o convite e lá vou eu.

depois do almoço uma tarte checa maravilhosa acompanhada de um expresso rasca (sabem lá o que é um expresso!).


depois é tempo de comprar mais uns postais e de enviar outros tantos!ao passar pelo museu etnográfico descubro uma exposição de fotografia sobre a Índia. entro e por momentos viajo até outro continente. a multiplicidade de cores e a simplicidade de algumas imagens captadas pela hábil lente de um fotógrafo checo têm o condão de nos levar. saio sorridente...

perco-me nas ruas e encontro sempre algo inesperado, como um moinho de vento em que ninguém reparava. agora várias pessoas passam e indiscretamente procuram o lugar para onde aponta a minha máquina fotográfica.


encontro o portal da cidade e mesmo por baixo...

...acabo por encontrar de novo o crocodilo e a roda. os símbolos lendários desta terra. com uma história de cavaleiros e injustiças resolvidas com a força de vontade e do bem!


uma vez mais, estremeço ao cruzar a "casa assombrada". não sei o que foi em tempos, não sei sequer o que é hoje. parece-me assombrada...a atmosfera é sempre sombria. poderá não ser habitada por criaturas estranhas, mas não me admiraria...neste lugar não!
começa a anoitecer e são apenas quatro e pouco. mesmo assim o tempo ameaça chuva em vez da prometida neve pela meteorologia e talvez seja melhor regressar...


mas antes da chuva ainda há tempo para na mudança de transporte na Mendelovo namésti para espreitar a igreja de Nossa Senhora da Assunção. falta sempre qualquer coisa a um dia se não descobrirmos uma igreja que ainda não tínhamos visto!

agora sim de volta a Vinarská para o merecido descanso. o que eu não sei é que o panfleto cultural que trouxe da livraria me reserva... um concerto de violino e piano na academia superior de música. despacho o jantar à hora do lanche e corro para apanhar o 1 em Vistavysté e depois mais uma corridinha para o 5 até à Ceská. não se vê ninguém. taçvez me tenha enganado no local. talvez não haja concerto. espera...alguém abre a porta e lá vai mais uma corridinha para entrar. que dia!

1 komentář:

Anonymní řekl(a)...

Sem sair daqui, viajo contigo*

Origada Bee.

Com saudade

Sónia